25 DEZEMBRO

MENSAGEM DO PÁROCO
II DOMINGO DO ADVENTO - ANO C
09.12.2018

A liturgia deste segundo Domingo do Advento coloca em evidência a missão dos profetas. Eles apelam a uma conversão, renovando a própria vida para que Deus possa chegar, tocar o nosso coração.

Na primeira leitura o profeta convida Jerusalém a ter coragem e a alegrar-se com a atitude de misericórdia de Deus, em favor do seu Povo pecador. Agora o povo deve fazer um caminho de conversão, deixa a terra da escravidão e entrará na terra da felicidade e da liberdade.

Na segunda leitura, Paulo expressa a sua alegria pelo empenho dos Filipenses na difusão do Evangelho e na ajuda àqueles que O anunciam. E sugere, também, que a comunidade deve dar um verdadeiro testemunho de caridade, banindo as divisões e os conflitos: só assim ela dará testemunho do Senhor que vem.

O Evangelho apresenta-nos o profeta João Batista, aquele que prepara a chegada do Messias de Deus. João convida os Homens a uma transformação total quanto à forma de pensar e de agir, quanto aos valores e às prioridades da vida. Para que Jesus possa caminhar ao encontro de cada Homem e apresentar-lhe uma proposta de salvação, é necessário que os corações estejam livres e disponíveis para acolher a Boa Nova do Reino. É esta missão profética que Deus continua, hoje, a confiar-nos.