PAPA ANUNCIA JUBILEU DA MISERICÓRDIA

“Será um ano santo da misericórdia”, foi assim que o Santo Padre anunciou um Jubileu da Misericórdia.
De 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016 será destacada a misericórdia
de Deus pelos homens e as igrejas de todo o mundo serão convidadas a abrirem as
suas portas mais tempo do que o habitual, de forma a promover o acesso ao
sacramento da confissão ou da reconciliação.
O Papa Francisco afirmou que “estou convencido que toda a Igreja poderá encontrar
neste jubileu a alegria de redescobrir e tornar fecunda a misericórdia de Deus, com a
qual todos somos chamados a consolar os homens e as mulheres do nosso tempo”.
NENHUMA DISTÂNCIA É DISTANTE DEMAIS, SE ESTIVERMOS DEBAIXO
DO MESMO CÉU
Pelo respeito das diferenças
Manifesto elaborado pelos catequizandos do 8º ano de Catequese da paróquia de Moledo

Num mundo cada vez mais intolerante, empobrecido no relacionamento humano e no afastamento das reais necessidades das pessoas, com a consequente diminuição do acolhimento ao outro, ansiamos pela comunhão fraterna e pelo respeito entre todos, pois, a diversidade completa-nos, torna-nos únicos, irrepetíveis e ajuda-nos a crescer.

Jesus foi mestre na capacidade de ultrapassar barreiras divisórias de classe, religião ou política e viu em cada pessoa o próximo, ultrapassando preconceitos, inimizades sociais e religiosas.

Nós, discípulos de Jesus, não nos podemos deixar contagiar pela indiferença e o anonimato que se vai instalando e permitindo a desvirtualização dos valores cristãos, percursor de rancores, ódios e guerras.

Acolhamos todos os homens, sem exceção. Demos pleno cumprimento ao mandamento de Jesus, “amai os vossos inimigos”. É assim que somos discípulos de Jesus e damos um contributo precioso e fundamental para a paz e o bem da humanidade!

ESTAMOS COM JESUS
NO CAMINHO PELA PAZ!

Moledo, 5 de dezembro de 2015

O 8º ano de Catequese
ABERTURA DO ANO PASTORAL E CATEQUÉTICO

Ao longo dos próximos três anos pastorais a Diocese de Viana do Castelo vai desenvolver a sua pastoral em torno do lema “FAMÍLIA – COMUNIDADE DE VIDA E DE AMOR”, inspirada na grande figura da Igreja, o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires. Neste primeiro Ano Pastoral a temática será “Os filhos são uma bênção do Senhor”. Em união com a nossa igreja diocesana este será também o nosso lema para o ano pastoral que agora se inicia.
No domingo passado, demos também início ao ano catequético na eucaristia onde crianças e adolescentes, pais e catequistas, juntamente com a comunidade cristã fizeram o seu compromisso.
Nesta celebração quisemos também destacar a inesgotável dedicação das catequistas Aurora de Jesus Ferreira da Cruz e Maria Cristina Pires Dias Flores Faia que ao longo dos últimos 50 anos tem tido ao serviço da catequese. Continuamos a contar com a sua colaboração ao serviço da nossa catequese paroquial.
A missão do catequista não pode prescindir da responsabilidade da família do catequizando. A família é a primeira responsável pela educação dos filhos, e a educação entendida na sua globalidade, inclui a dimensão religiosa. E é neste sentido que contamos com a colaboração das famílias ao longo deste ano catequético para que estas sejam discípulas e não apenas expetadoras.
GRUPO DE JOVENS ALFA APRESENTA-SE ÀS COMUNIDADES

O Grupo de Jovens ALFA apresentou-se à comunidade de Moledo no passado domingo, 12 de janeiro e fará também a sua apresentação na comunidade de Cristelo, no próximo domingo, 19 de janeiro.
O grupo é representado pelo Alfa, a primeira letra do alfabeto grego que representa o princípio. Jesus é o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim de todas as coisas. Queremos que este grupo seja o início de um compromisso cristão com as comunidades.
O grupo surge da necessidade de colmatar uma lacuna existente nas comunidades de Moledo e Cristelo há já vários anos e ao mesmo tempo da vontade de continuar a caminhada catequética que já vinha sendo feita há vários anos.
Conta com 24 elementos e é orientado pelo Pe. Rui Rodrigues que tem como missão proporcionar a continuidade do aprofundamento da Fé, de uma forma espontânea e debatida e ao mesmo tempo manter o grupo dinâmico e ativo, de modo a não nos deixarmos cair pela preguiça ou pela apatia, e sem nunca nos desviarmos da linha mestra que é Cristo. Juntos rezamos, debatemos, brincamos, partilhamos experiências, ajudamos o outro e ajudando-nos uns aos outros, construímos e aprofundamos a nossa presença com as comunidades.
Queremos ser a vida renovada desta igreja, uma igreja de jovens e para jovens.
ALFAS EM RETIRO

“O Senhor retirou-se para o alto monte para orar”, foi o tema do retiro espiritual proposto ao Grupo de Jovens Alfa das comunidades de Moledo e Cristelo, do arciprestado de Caminha, que se realizou no passado fim-de-semana, no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez.
O objetivo deste encontro foi criar um espaço de revigoramento da fé para os elementos do Grupo de Jovens Alfa que está agora a dar os primeiros passos. Foi uma oportunidade para parar e aprofundar a vida espiritual e de oração do grupo e, ao mesmo tempo, criar laços de amizade mais fortes, reforçando a união do grupo e onde o sentido da partilha foi evidenciado.
DESTAQUES