MENSAGEM DO PÁROCO
DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR
14.04.2019

Neste último Domingo da Quaresma, damos início à celebração do mistério pascal do Senhor, isto é, da sua paixão, morte e ressurreição.

Na primeira leitura encontramos “o servo de Deus” em que recorda que foi chamado por Deus para a missão. A sua missão é o anúncio da Palavra de Deus, Palavra de alento, e cujo poder lhe foi confiado por Deus - “o Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo”. Ele recorda também a presença constante de Deus na sua vida. Apesar das dificuldades, Deus não o abandona e vem sempre em seu auxílio.

Na segunda leitura, Paulo relembra aos Filipenses e a todos os crentes que Jesus aceitou fazer-Se homem, assumindo com humildade a condição humana, para servir, para dar a vida, para revelar totalmente aos homens o ser e o amor do Pai. Não deixou de ser Deus; mas aceitou descer até aos Homens, fazer-Se servidor dos Homens, para garantir vida nova para os Homens.

No Evangelho somos convidados a contemplar o amor supremo de Deus pela Humanidade. Por amor, Ele veio ao nosso encontro. Jesus assumiu os nossos limites e fragilidades, experimentou a angústia e o pavor diante da morte; sentiu o beijo frio da traição, o abandono dos amigos, e foi incompreendido, mas apesar de tudo continuou a amar, cumpriu todo o projeto do Pai. Desse amor resultou vida plena, que Ele quis repartir connosco “até ao fim dos tempos”. Esta é, sem dúvida, a mais bela história de amor que é possível contar, ela é a boa notícia que enche de alegria o coração dos crentes.