DOM 14 JULHO | 16H00

MENSAGEM DO PÁROCO
XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM
11.08.2019

A liturgia deste Domingo convida-nos à vigilância, e recorda-nos que o verdadeiro discípulo não se deixa vencer pelo “sono”, mas está atento aos desafios de Deus, e tudo faz para que o Reino de Deus se torne uma realidade no nosso mundo.
A primeira leitura leva-nos a refletir que só a fidelidade aos caminhos de Deus gera vida e libertação; e que a cedência aos deuses do egoísmo e da injustiça gera sofrimento e morte.
A segunda leitura apresenta-nos Abraão e Sara como modelos de fé para os crentes de todas as épocas. Atentos aos apelos de Deus, empenhados em responder aos seus desafios, conseguiram descobrir os bens futuros nas limitações e na caducidade da vida presente. Com a mesma simplicidade e confiança, deve ser essa a atitude de todo o crente face aos desafios de Deus.
No Evangelho, Jesus desafia-nos à vigilância. Propõe aos discípulos de todas as épocas uma atitude de espera serena e atenta do Senhor, que vem ao nosso encontro para nos libertar e para nos inserir numa dinâmica de comunhão com Deus. O verdadeiro discípulo é aquele que tem sempre a mente aberta e está sempre preparado para acolher os dons de Deus, para responder aos seus apelos e para se empenhar na construção do “Reino”.