DOM 16 FEVEREIRO | 10H00

MENSAGEM DO PÁROCO
V DOMINGO DO TEMPO COMUM
09.02.2020

A Palavra de Deus deste quinto Domingo do Tempo Comum convida-nos a sermos Luz num mundo cada vez mais mergulhado nas trevas, e Sal dando sabor às nossas relações humanas.

A primeira leitura apresenta-nos as condições necessárias para “ser luz”. Esta luz que vem para iluminar o mundo com justiça, paz, partilha e fraternidade. A verdadeira religião constrói-se em comunhão com Deus, num compromisso concreto que leva o Homem a ser um sinal vivo do amor de Deus no meio dos seus irmãos.

Na segunda leitura, Paulo avisa os cristãos de todos os tempos que ser “luz” não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas é identificar-se com Cristo e interiorizar a “loucura da cruz” que é dom da vida. O próprio Paulo recorda que não se apresentou com palavras grandiosas e discursos sublimes, mas apresentou-se com toda a sua simplicidade. Na pessoa de Paulo descobrimos a predileção de Deus pelos humildes, capazes de testemunharem o amor de Deus.

Jesus, no evangelho recomenda aos discípulos de todos os tempos que não se deixem cair na mediocridade, no comodismo, no “deixa andar”; mas desafia-nos a sermos o sal que dá sabor ao mundo, e luz que aponta no sentido das realidades eternas, que vence a escuridão do sofrimento, do egoísmo, do medo e que conduz ao encontro de um “Reino” de liberdade e de esperança.